Trabalhadores informais já podem solicitar R$ 600 pelo aplicativo e site

Governo diz que ainda não tem datas certas para o pagamento, mas espera realizar o primeiro nesta quinta-feira; veja como pedir o benefício

O ministro Onyx Lorenzoni, da Cidadania, anunciou nesta terça-feira 07 o lançamento do aplicativo da Caixa Econômica Federal que visa cadastrar futuros beneficiários da renda básica emergencial de R$ 600, aprovada pelo Congresso e pelo governo, para ajudar trabalhadores afetados pela pandemia de coronavírus.

O aplicativo é voltado para trabalhadores informais que não estejam cadastrados no Cadastro Único (CadÚnivo) – que também inclui os beneficiários do Bolsa Família. Aqueles que já sejam inscritos ou beneficiários dos programas sociais previstos nesses cadastros não precisam se registrar novamente.

Para receber o benefício, o trabalhador deve ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50), ou a renda familiar mensal total (somatória de tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3135).

Além disso, o trabalhador deverá ser maior de 18 anos, não ter emprego formal ativo e não receber benefício previdenciário (aposentadoria), assistencial (como o Benefício de Prestação Continuada, o BPC) ou seguro desemprego.

O cadastro dos trabalhadores poderá ser feito pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo aplicativo, que está disponível da Play Store (Google/Android) e no sistema iOS (iPhone) com o nome “Caixa Auxílio Emergencial”, conforme demonstram as imagens a seguir.

Segundo Lorenzoni, o download do aplicativo poderá ser feito sem custo adicional ao pacote de dados do usuário devido a um acordo do governo com as operadoras telefônicas. Para o download na Play Store, acesse este link. Para o da Apple Store, acesse aqui.

O pagamento do benefício será feito ao longo de três meses (três parcelas), com operação pelos bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB), Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Nordeste (BNB), além de casas lotéricas, após o cruzamento de dados para definir quem tem direito ao benefício. O recebimento do auxílio emergencial está limitado a dois membros da mesma família.

Fonte: Carta Capital