Lwarcel completa 10 anos de certificação FSC®

A Lwarcel Celulose, uma das empresas do Grupo Lwart, que produz celulose de eucalipto branqueada, está completando 10 anos de certificação FSC®Forest Stewardship Council® (“Conselho de Manejo Florestal”).

Durante o processo de recertificação, realizado no início de fevereiro e que envolveu uma equipe de três auditores, foi verificado o cumprimento aos dez princípios do FSC®. Para isso, foi avaliada uma vasta documentação e também toda a operação florestal, verificando seu pleno atendimento aos critérios estabelecidos para a manutenção da certificação florestal.

A Lwarcel comemora a recertificação do manejo florestal (FSC-C007879) e de sua cadeia de custódia (FSC-C007493), atestando seu compromisso com as questões sociais, ambientais e econômicas, garantindo o controle de origem da matéria-prima utilizada na fabricação da celulose e a total rastreabilidade de seu produto. A recertificação das florestas da Lwarcel é válida pelos próximos cinco anos.

De acordo com o diretor geral da Lwarcel, Luis Künzel, “chegar a dez anos de certificação florestal comprova o alto grau de comprometimento e responsabilidade assumidos pela empresa com seus colaboradores, vizinhos, parceiros e comunidades locais”.

Na auditoria de recertificação foram avaliados 64,3 mil hectares, sendo 43,5 mil de plantio e 18,1 mil de florestas nativas. As áreas estão distribuídas em 33 municípios do centro-oeste paulista e manejados de acordo com os padrões estabelecidos pelos Princípios e Critérios do FSC®.

A manutenção do selo do FSC® atesta que a Lwarcel utiliza práticas responsáveis em toda sua cadeia produtiva, sendo que os principais aspectos considerados pela certificação são: responsabilidade ambiental, condições de trabalho, cumprimento da legislação, compromisso social com as comunidades onde atua e sustentabilidade dos negócios.

Reputação que gera resultados

Na auditoria, foram realizadas consultas públicas a diferentes partes interessadas nos municípios de abrangência do manejo florestal desenvolvido pela empresa, especialmente de Lençóis Paulista. “Verificamos que a Lwarcel é muito bem aceita e valorizada no município. Há um entendimento de que a empresa, com seus valores sólidos e suas ações, colaborou para a cidade atingir o elevado nível de desenvolvimento que apresenta atualmente”, comenta uma das auditoras.

Além da certificação FSC®, a Lwarcel também detém as certificações do Sistema Integrado de Gestão ISO 9001 da qualidade, desde 2011, e desempenho ambiental ISO 14001, desde 2008.

Fonte: Celulose Online