Imprensa internacional destaca ‘retorno espetacular’ de Lula

“O futuro de uma das maiores democracias do mundo e da floresta amazônica estavam no fio da navalha”, destacou o The Guardian

Fonte: Redação RBA / Rede Brasil Atual

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo – A imprensa internacional repercutiu hoje (31) a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um terceiro mandato como presidente. Os principais jornais do mundo deram destaque ao “retorno do político mais popular do Brasil”, como destacou a britânica BBC. Palavras e expressões como “renascimento”, “fênix do Brasil”, “titã da esquerda” estamparam manchetes em periódicos dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Argentina e outros.

O britânico The Guardian, trouxe um editorial sobre a eleição do candidato da coligação Brasil da Esperança, descrita como “retorno espetacular”. O texto destaca a relevância de Lula no plano internacional. “O futuro de uma das maiores democracias do mundo e da floresta amazônica estavam no fio da navalha quando o Brasil realizou sua eleição mais importante em décadas”, afirma. Já sobre Bolsonaro, a publicação argumenta que ele foi “um oponente que ficará na história pela forma como manchou o mais alto cargo do Brasil”.

A BBC lembrou que ainda existem desafios relacionados ao fim do governo Bolsonaro e seus seguidores radicalizados. “Um mau perdedor, talvez, mas há uma preocupação real sobre se Bolsonaro e seus seguidores mais radicais aceitarão o voto”. A mesma preocupação foi destaque no francês Le Monde. “A questão agora é se Bolsonaro aceitará o veredicto das urnas”, afirma. O jornal ainda lembrou das ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instrumentalizada pelo bolsonarismo, que realizou uma série de ações com suposta finalidade de atrapalhar a votação em locais com preferência por Lula.

Volta por cima

O norte-americano The Washington Post destacou a relevância da imagem de Lula como liderança internacional. “Vitória do ex-presidente devolve um titã esquerdista do Sul global ao cenário mundial, onde sua voz progressista contrastará fortemente com a da direita”. A publicação ainda lembrou dos compromissos de Lula na “defesa da democracia, da Amazônia e da justiça social”. Sobre Bolsonaro, o veículo se referiu ao presidente como “trumpiano brasileiro”.

Outro jornal dos Estados Unidos, o The New York Times deu destaque para “um notável retorno” de Lula. “A vitória completa um renascimento político impressionante para Lula, da presidência à prisão e vice-versa, que antes parecia impensável (…) dezenas de milhões de brasileiros se cansaram do estilo polarizador e das frequentes turbulências do governo atual”, completa.

O periódico francês conservador Le Figaro trouxe uma reportagem especial sobre o ex-presidente. “Lula: a vida extraordinária do incansável campeão da esquerda brasileira”. O texto também destaca a resiliência do líder metalúrgico. “O presidente eleito tem uma longa vida política e pessoal marcada por dramas, vitórias, quedas e renascimentos”.