Você está aqui:    Home      Home      Notícia boa pra quem? Consumo de papel A4 no Senado cai quase pela metade em cinco anos

Notícia boa pra quem? Consumo de papel A4 no Senado cai quase pela metade em cinco anos

5 de julho de 2016
por cason
Publicado emHome, Notícias

Em cinco anos, o uso de folhas de papel reprográfico A4 no Senado caiu quase pela metade (44,3%), passando de 42.013 resmas (pacotes com 500 folhas) em 2010 para 23.391 em 2015. Os dados são da Coordenação de Administração e Suprimentos de Almoxarifados, vinculada à Secretária de Patrimônio da Casa.

O diretor da secretaria, Luciano Freitas, destaca que medidas como a implantação deoutsourcing(terceirização) de impressão, em 2014, a criação do Sistema de Gestão de Patrimônio e Almoxarifado do Senado e as informações disponibilizadas no Portal da Transparência podem ter contribuído para a queda progressiva do uso de papel ao longo dos últimos anos.

— O outsourcing reduziu o número de impressoras e implementou a impressão em frente e verso. O sistema de gestão também ajudou muito na redução, porque ele registra e disciplina a demanda. Além disso, oferece informações muito precisas ao Portal da Transparência, o que possibilita que todos tenham acesso aos setores que estão consumindo mais folhas de papel — diz.

resmas-ano-senado

Sustentável, lançado pelo Senado em julho do ano passado.

— O papel tem origem em madeira, que envolve o desmatamento. Portanto, tem o custo ambiental. Quando focamos na redução do uso de papel, procuramos garantir dois benefícios: o financeiro e o ambiental — afirma.

Nessa perspectiva, foi implementada na Diretoria-Geral a fase-piloto do Sistema de Atesto de Impressão, que permite aos gestores monitorarem as impressões em seus setores. Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da informação (Prodasen) a ferramenta possibilita a verificação do consumo por unidade administrativa, por login e por tamanho do arquivo, segundo Ponce.

— É preciso enxergar qual tipo de impressão está sendo feita, quem é o usuário e para onde está indo esse consumo de papel. Como fazer isso em todo o Senado seria bastante difícil, veio a ideia de pegar, primeiramente, a área em que a gente atua e conhece, aprofundando nosso conhecimento e trabalhando para racionalizar o uso — conta o diretor-geral-adjunto de gestão, ressaltando que a iniciativa será levada a outros setores do Senado em aproximadamente três meses.

De acordo com Ponce, o monitoramento ocorrerá em duas frentes: coibindo os possíveis casos de mau uso [impressões particulares] e identificando o excesso de impressão de materiais relacionados ao trabalho.

— Vamos deixar claro que monitoramos o uso particular das impressoras. É um trabalho mais pontual, mas é importante pelo nosso compromisso com as coisas públicas. Também vamos analisar as situações, na própria rotina, em que as pessoas estão usando muito papel, verificando se isso é realmente necessário ou é desperdício — ressalta.

de Documentos. A ferramenta é utilizada para controlar a produção, transmissão, armazenamento, manutenção e preservação de documentos. Desde maio de 2015, com a adoção plena da versão eletrônica, os novos processos passaram a ser inteiramente digitais. Os antigos tiveram a tramitação em papel encerrada e foram digitalizados, mantendo-se no meio físico apenas para consulta.

Fonte: Celulose Online

Postar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*