Na Argentina com comitiva de Lula, Haddad desmente ‘fake news’ sobre fim do real

Por Eduardo Maretti, da RBA

A ideia dos dois países é de uma moeda regional para incrementar comércio e finanças, e não o fim do real brasileiro ou do peso argentino

Foto: Ricardo Stuckert/PR

São Paulo – Já em Buenos Aires, onde está na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula (PT) da Silva em visita oficial à Argentina, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em conversa com jornalistas, desmentiu a fake news de que o real vai ser extinto com a criação de uma moeda comum do Mercosul. A informação falsa é disseminada nas redes sociais e aplicativos de mensagem desde a primeira semana do novo governo e mesmo antes, ainda na campanha eleitoral.

Segundo Haddad, a eventual nova moeda não resultaria no fim do real e nem do peso argentino. O brasileiro explicou que esteve com o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, e que a ideia é que uma moeda regional incremente as transações comerciais e financeiras entre os dois países, mas não implicaria em “moeda única”.

“Estive com ele mais de uma vez conversando e ele está querendo incrementar o comércio que está caindo muito. Está muito ruim, e o problema é exatamente a divisa”, disse Haddad. A busca é por “alguma coisa em comum, alguma coisa que permita a gente incrementar o comércio, porque a Argentina é um dos países que compram manufaturados do Brasil e a nossa exportação para cá está caindo”, acrescentou.

Já na primeira semana a informação mentirosa já havia sido desmentida por agências de checagem, informando inclusive que tais inverdades vêm sendo divulgadas ainda na campanha eleitoral, juntamente com as fake news sobre taxação do Pix (que acabaria) e confisco da poupança, que chegaram a viralizar. Todas falsas.

Vídeo manipulado
Uma das versões da mostra uma matéria da CNN Brasil manipulada em que o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e Haddad haviam anunciado o fim do real no Brasil. O que circula na internet é um trecho cortado do vídeo, que omite a clara explicação de Scioli. O embaixador diz que uma moeda comum “não significa que cada país não tenha a sua moeda, significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial em todo este bloco regional”.

A versão mentirosa usa uma linguagem sensacionalista afirmando: “Haddad anuncia o fim do real no Brasil! Adivinha o que vai acontecer com o dólar ?… vai disparar!! E com a bolsa?… Vai derreter !!”, diz o trecho falso.

Veja aqui a informação verdadeira, não manipulada.