Você está aqui:    Home      Home      Fibria divulga Relatório 2016 com nova meta de longo prazo

Fibria divulga Relatório 2016 com nova meta de longo prazo

23 de maio de 2017
Publicado emHome, Notícias, Slider

Um novo horizonte para todos é o tema do Relatório 2016 da Fibria, empresa brasileira de base florestal, líder mundial na produção de celulose de eucalipto. O Relatório Fibria 2016 narra as práticas, os resultados e os desafios da companhia ao longo do ano passado e de que maneira as suas atividades impactaram o mercado em que atua e o relacionamento com os seus stakeholders.

“A Fibria sempre se posicionou como uma empresa dedicada a gerar valor econômico, social e ambiental a partir da floresta plantada. Do ponto de vista econômico, lideramos a produção mundial de celulose de eucalipto. Na dimensão ambiental, somos parte da solução para as adversidades causadas pelas mudanças do clima. E na área social, realizamos projetos em parceria com as comunidades e mantemos diálogo permanente nos municípios onde operamos”, afirma José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria.

“Queremos fazer a diferença estabelecendo os melhores padrões em nossas florestas plantadas, conservando e restaurando as matas nativas, bem como buscando a maior eficiência nas nossas operações industriais e de logística. Tudo isso, porém, sem descuidar dos nossos compromissos com o diálogo e a criação de valor para nossos públicos”, diz Marcelo Castelli, presidente e CEO da Fibria.

No Relatório Fibria 2016, a empresa privilegia o formato online para facilitar o acesso às informações, permitir maior interatividade e conferir clareza e profundidade ao conteúdo completo. No website (www.fibria.com.br/r2016), um infográfico interativo mostra a cadeia de valor da Fibria e traz alguns dos desafios socioambientais vividos pelo negócio.

Vídeos apoiam a narrativa apresentando o projeto Horizonte 2, que constrói a segunda linha de produção de celulose da empresa em Três Lagoas (MS), e também as entrevistas com o presidente do Conselho de Administração, José Luciano Penido, (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/entrevista-com-o-presidente-do-conselho-de-administracao.html) e com o CEO e presidente da Fibria, Marcelo Castelli (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/entrevista-com-o-presidente.html)

“Ampliamos ainda mais os formatos multimídia, que permitem amplo acesso e interatividade com os diversos públicos que queremos atingir”, aponta Geraldo Magella, gerente de Comunicação Corporativa da Fibria.

A Fibria desenvolveu também uma Central de Indicadores (http://www.fibria.com.br/r2016/indicadores/pt/) para o público com perfil técnico e especialista, focado em dados e números da companhia. Trata-se de um abrangente painel que mostra o desempenho da empresa e utiliza gráficos interativos que permitem a mudança de formato e o recorte das informações. Também é permitido o download nos formatos pdf e csv, e o compartilhamento das informações nas mídias sociais.

Além do formato digital, há uma versão resumida impressa e dois pôsteres com infográficos: um para o público geral e outro para parceiros de negócios. O relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do International Integrated Reporting Council (IIRC), e usa como referencial os Sustainable Development Goals (SDG).

Destaques 2016

Expansão da unidade de Três Lagoas (MS)

O Projeto Horizonte 2, que constrói a segunda linha de produção de celulose da empresa no Mato Grosso do Sul e é um dos maiores investimentos privados do Brasil, da ordem de R$ 7,5 bilhões, tem como pano de fundo as conquistas e os dilemas socioambientais de uma obra desse porte.

Para enfrentar esse desafio de se construir um novo horizonte para todos, a Fibria se valeu da sua habilidade para o diálogo aberto e transparente. Dessas conversas, surgiram vários projetos multissetoriais, envolvendo a companhia, outras empresas, associações, ONGs, academia e as diferentes esferas de governo.

Um vídeo sobre o projeto Horizonte 2 está disponível no website do Relatório Fibria 2016, no link (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/projeto-horizonte-2.html).

Nova Meta de Longo Prazo

Com o objetivo de garantir a implementação da estratégia e da sustentabilidade do negócio, a Fibria estabeleceu Metas de Longo Prazo que direcionam a atuação da empresa até 2025. Em 2016, a Fibria estabeleceu uma nova Meta, com foco em água, que se desdobra nas frentes:

  • Floresta: realizar a gestão hídrica em microbacias nas florestas da Fibria e disseminar conhecimento técnico sobre o tema para os nossos vizinhos em bacias críticas.
  • Viveiros: reduzir 17% do consumo específico de captação de água por muda produzida.
  • Indústria: reduzir 17% do consumo de captação de água por tonelada de celulose produzida.

Investimento social

O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) tem ajudado a Fibria a levar valor e fortalecer vínculos nas comunidades rurais onde está inserida. O programa capacita agricultores familiares para a produção de culturas variadas e a criação de pequenos animais. A iniciativa contribui atualmente para o incremento da renda de mais de 5 mil famílias. O crescimento da renda desde o início do programa é da ordem de 4 a 5 salários mínimos por família.

O Relatório Fibria 2016, seus vídeos e infográficos estão disponíveis em: www.fibria.com.br/r2016

Postar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*