FEDERAÇÃO, SINDICATOS FILIADOS E OUTROS SINDICATOS PARTICIPANTES DA CAMPANHA NOTIFICAM PATRONAL DO ESTADO DE GREVE

No dia 22 de outubro, no Sepaco, foi realizada a 3ª Rodada de Negociações do setor de Papel e Celulose. Estavam presentes: a Federação, os Sindicatos Filiados e os outros sindicatos que participam da Campanha Salarial Unificada 2015.

Lamentavelmente, mais uma vez, os patrões não apresentaram uma proposta que atendesse os anseios da nossa categoria. Abaixo, veja as propostas oferecidas pelo Sindicato Patronal:

Reajuste Salarial – 6,5% dividido em duas vezes, sendo que: 3,25% em outubro de 2015 e 3,25% em abril de 2016.

Piso Salarial – dividido em duas vezes: R$ 1.423,40 em outubro e R$ 1.467,40 em abril de 2016.

Cesta de Alimentos – dividido em duas vezes: R$ 206,50 em outubro e R$ 213,00 em abril.

No caso do Adicional Noturno e das Horas Extras, foi proposto a manutenção de ambas as Cláusulas. Enquanto na cláusula que diz respeito ao Abono Extraordinário não foi oferecido nada.

Obviamente que nenhuma proposta foi aceita. Entretanto, a Federação, os Sindicatos filiados e os outros sindicatos participantes da Campanha Salarial elaboraram uma contraproposta e apresentaram para os patrões, veja abaixo:

Reajuste Salarial – reposição do INPC mais 3% de aumento real;

Piso Salarial – aumento de 15%;

Abono Extraordinário – aumento de 13,2%;

Cesta Básica – R$ 300,00;

Hora Extra – 200%;

Adicional Noturno – aumento de 60%.

Como o Sindicato Patronal recusou de imediato nossa contraproposta, o presidente da Federação dos Papeleiros do estado de São Paulo, Betinho, entregou a notificação de greve para o representante dos Patrões.

Agora, companheiros e companheiras, precisamos estar mais do que nunca unidos na luta. Portanto, atenda aos nossos chamados e vamos à greve reivindicar um reajuste que atenda as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras papeleiros.